top of page
REDES ALTA.jpg

vata

marcos ruffato

"ouvindo a música de marcos ruffato através do álbum V A T A, me senti num lugar de encontro de emoções e sentido entre a serra e o mar. as ricas melodias do compositor transitam entre a imagem real e o sonho. através dos arranjos e da sonoridade linda das percussões, vozes, guitarras e trombones no cd, o artista afirma sua maturidade e criatividade musical de forma  singular. da primeira à última faixa, sentimos a força de suas canções e dos textos poéticos que falam da terra e do mar buscando a alegria e o sentimento de gratidão pelo que é belo, puro e dimensional: o amor! 

parabéns ruffato, pelo seu violão certeiro como a madeira de um barco, sua voz inteira como um canto de ave no mato. sua música aparentemente sofisticada é leve e comunicativa, que nos deixa à vontade de revisitar sempre as sensações de encanto que sua bela obra musical traduz!

toninho horta, 21 de outubro de 2020"

_

na milenar tradição indiana da ayurveda, o vento, o fluxo e o movimento estão relacionados ao vata dosha.

este álbum vem ao mundo com a intenção de ventilar, de ser mais um sopro participando no desmanche das nuvens que pesam sobre o horizonte. mais um.

Início
MARCOS RUFFATO VATA CAPA 2.png

capa do álbum "vata"

foto: natália gomes

vata em loja no japão, foto: haruki tambo

vata em loja no japão, foto: haruki tambo

show de 2 anos do vata (savassi festival 2022)

 foto: flávio charchar

vata na "music magazine" (japão). foto: haruki tambo

sobre o álbum vata, repercussão, links

em setembro de 2020, chegou às plataformas digitais o primeiro álbum com composições, arranjos e produção musical assinados por marcos ruffato (compositor, arranjador e produtor musical mineiro).

o disco traz participações especiais de grandes musicistas da cena mineira e de outras cenas. dentre a extensa lista de participações, destacam-se nomes como toninho horta, sérgio santos, cristovão bastos, trio amaranto, irene bertachini, maíra manga, bárbara barcellos... o álbum foi realizado de forma independente com recursos arrecadados em campanha de financiamento coletivo.

em novembro de 2020, a edição japonesa do vata chegou às prateleiras na terra do sol nascente. a publicação japonesa se deu pelo selo après-midi, que pertence à gravadora Inpartmaint (Tóquio). desde então, ruffato figura nas prateleiras abastecidas pela inpartmaint, ao lado de nomes como luedji luna, james tillman, moses taiwa molelekwa, tiganá santana, dentre outros.

http://www.inpartmaint.com/site/category/labels/apres-midi-records/

dois dias após o lançamento do vata, o site japonês musica-terra.com, especializado em jazz e world music, escreveu um elogioso artigo em que o álbum é descrito (segundo o google tradutor) como “um novo monumento à música mineira” e “estréia chocante”: https://musica-terra.com/2020/09/27/marcos-ruffato-vata/

em outubro de 2020, foi publicada uma entrevista cedida ao jornalista japonês haruki tambo, também do site musica-terra.com:

https://musica-terra.com/2020/10/16/marcos_ruffato_interview/

o vata ficou em segundo lugar no top 10 2020 do mesmo site, lista que contém grandes nomes da música mundial, como o pianista armênio tigran hamasyan, os brasileiros davi fonseca e hércules gomes, dentre outros:

https://musica-terra.com/2020/12/13/2020-best-album/

em outubro de 2020, o jornalista augusto pio noticiou o lançamento do vata no jornal estado de minas:

https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2020/10/06/interna_cultura,1191884/marcos-ruffato-canta-a-esperanca-no-disco-vata.shtml

o show de lançamento do álbum aconteceu em 23 de setembro de 2022, na sala juvenal dias, no palácio das artes, bh. o show integrou a programação do savassi festival 2022 e foi, de fato, um show festivo - quase duas dezenas de musicistas que participaram das gravações do disco se revezaram no palco para celebrar os dois anos do lançamento (o vata chegou às plataformas digitais em 25 de setembro de 2020, no auge da pandemia de covid).

originalmente, a programação do festival previa o show para 19 de agosto de 2022. mas, devido a um ato governamental arbitrário, todas as atividades que aconteceriam naquele dia no palácio das artes tiveram que ser canceladas, como conta a matéria da jornalista mariana peixoto, no jornal estado de minas:

https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2022/08/19/interna_cultura,1387719/palacio-das-artes-fecha-por-causa-de-bolsonaro-e-cancela-show-de-festival.shtml

bottom of page